Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

CATÁLOGO DE PERGUNTAS IHF, Notas de estudo de Tradução

2.1. O goleiro BRANCO 1 desvia um arremesso e a bola rola sobre a linha de fundo fora do gol. O sinal automático final soa imediatamente ...

Tipologia: Notas de estudo

2022

Compartilhado em 07/11/2022

Michelle87
Michelle87 🇧🇷

4.7

(23)

224 documentos

1 / 97

Toggle sidebar

Esta página não é visível na pré-visualização

Não perca as partes importantes!

bg1
TRADUÇÃO:
GUSTAVO SIMPLICIO MELO CBHb/AL
Photo: Mathias Sosa & Cristian Lemes - IHF /URU GEORGIA/2017
Fonte: www.ihf.info
CATÁLOGO DE PERGUNTAS IHF
INTERNATIONAL HANDBALL FEDERATION
EDIÇÃO 2016
PUBLICAÇÃO 11.01.2017
VERSÃO 1
Gustavo Simplicio Melo
Árbitro Nacional CBHb/AL
Federação Alagoana de Handebol
Confederação Brasileira de Handebol
pf3
pf4
pf5
pf8
pf9
pfa
pfd
pfe
pff
pf12
pf13
pf14
pf15
pf16
pf17
pf18
pf19
pf1a
pf1b
pf1c
pf1d
pf1e
pf1f
pf20
pf21
pf22
pf23
pf24
pf25
pf26
pf27
pf28
pf29
pf2a
pf2b
pf2c
pf2d
pf2e
pf2f
pf30
pf31
pf32
pf33
pf34
pf35
pf36
pf37
pf38
pf39
pf3a
pf3b
pf3c
pf3d
pf3e
pf3f
pf40
pf41
pf42
pf43
pf44
pf45
pf46
pf47
pf48
pf49
pf4a
pf4b
pf4c
pf4d
pf4e
pf4f
pf50
pf51
pf52
pf53
pf54
pf55
pf56
pf57
pf58
pf59
pf5a
pf5b
pf5c
pf5d
pf5e
pf5f
pf60
pf61

Pré-visualização parcial do texto

Baixe CATÁLOGO DE PERGUNTAS IHF e outras Notas de estudo em PDF para Tradução, somente na Docsity!

TRADUÇÃO: Photo: Mathias Sosa & Cristian Lemes - IHF /URU – GEORGIA/ Fonte: www.ihf.info

CATÁLOGO DE PERGUNTAS IHF

INTERNATIONAL HANDBALL FEDERATION

EDIÇÃO 2016

PUBLICAÇÃO 11.01.

VERSÃO 1

Gustavo Simplicio Melo Árbitro Nacional CBHb/AL Federação Alagoana de Handebol Confederação Brasileira de Handebol

TRADUÇÃO:

REGRA 1

Quais são as medidas da quadra de jogo de acordo com as regras? a) 40 x 20 metros b) 42 x 20 metros c) 38 x 18 metros d) Comprimento entre 38 a 42, e largura entre 18 a 22 metros 1. Quais são as medidas internas necessárias para a baliza? a) 1,92 x 2,92 metros b) 2,00 x 3,00 metros c) 2,05 x 3,05 metros d) 2,08 x 3,08 metros 1. Qual é a largura da linha de gol entre os postes da baliza? a) 5 cm b) 6 cm c) 8 cm d) 10 cm

TRADUÇÃO:

Pouco antes do fim da partida o jogador PRETO 2, recebe a bola junto à linha de área de gol da equipe BRANCA e tem uma clara chance de gol. Ele tenta arremessar para o gol, mas é impedido com uma falta. Antes que a bola sair da mão do PRETO 2, ouve-se o apito de fim de jogo. Decisão correta? a) Fim de jogo. b) Tiro livre para equipe PRETA. c) Tiro de 7 metros para equipe PRETA. d) Fim de Jogo; relatar por escrito na súmula. 2. Pouco antes do final do primeiro período, um tiro de 7 metros para a equipe BRANCA, ainda não foi executado. O tiro de 7 metros do jogador BRANCO 9, bate no travessão, depois nas costas do goleiro que está aproximadamente parado à 3m na frente de seu gol, e então a bola entra no gol. O sinal do cronometrista foi dado no momento em que a bola estava retornando do travessão para as costas do goleiro. Qual é a decisão certa? a) Gol. b) Repetição do tiro de 7 metros para a equipe BRANCA. c) Intervalo de jogo; nenhuma decisão adicional. 2. Após o final do tempo de jogo, um tiro de 7 metros ainda tem que ser executado. Os árbitros esperam pelo resultado imediato do tiro. Qual árbitro deve terminar o jogo? a) O primeiro árbitro nomeado. b) Um dos dois árbitros. c) O árbitro central. d) O árbitro de gol. 2. Quando começa o jogo? a) Quando o primeiro árbitro nomeado apita. b) Quando a bola deixa a mão do executante. c) Quando o cronometrista inicia o cronômetro ou o relógio oficial. d) Após o apito para o tiro de saída for dado pelo árbitro central. 2. Para um desempate por tiro de 7 metros, quem decide qual baliza deve ser usada? a) A equipe que ganha no sorteio. b) A equipe que perde no sorteio. c) Os árbitros. d) O primeiro árbitro nomeado. 2. Um tiro livre para a equipe PRETA deve ser executado após o apito final. Antes da execução do tiro livre, BRANCO 8 e BRANCO 9 saem da quadra ao mesmo tempo. Eles são substituídos primeiro pelo BRANCO 10 e imediatamente pelo BRANCO 11. Quais das seguintes afirmações estão corretas? a) O cronometrista apita e indica aos árbitros que houve uma falta substituição pela equipe BRANCA. b) Exclusão de 2’ minutos para o BRANCO 10 devido a substituição Irregular. c) Exclusão de 2’ minutos para o BRANCO 11 devido a substituição Irregular. d) O cronometrista não deve apitar, pois não há violação da regra. e) BRANCO 11 deve retornar à área de substituição; BRANCO 8 ou BRANCO 9 pode retornar para a quadra de jogo.

TRADUÇÃO:

Pouco antes do final do primeiro tempo, BRANCO 7 comete uma agressão contra PRETO 5 e destroi uma clara chance de gol. O sinal de final automático soa antes que os árbitros tenham tempo para apitar. Decisão correta? a) O primeiro período acabou; nenhuma punição progressiva contra BRANCO 7. b) O primeiro período acabou; nenhum tiro livre ou tiro de 7 metros é possível. c) Desqualificação do BRANCO 7, relatório escrito (cartão vermelho e azul mostrado pelos árbitros). d) Tiro de 7 metros para a equipe PRETA. e) Desqualificação do BRANCO 7 (cartão vermelho mostrado pelos árbitros). 2. Até quando os árbitros podem anular um gol que foi concedido? a) Até o apito para o tiro de saída. b) Até o apito final. c) Deve ser anulado, se foi marcado após o cronometrista interromper o jogo, também se o tiro de saída foi feito antes que a interrupção fosse notada. d) Nunca pode ser anulado. 2. Os árbitros acabaram de conceder um tiro lateral para a equipe BRANCA. No momento, o responsável da equipe BRANCA solicita um tempo técnico. Quais das seguintes afirmações estão corretas? a) Tempo técnico não é possível, já que a bola está fora de jogo. b) O cronometrista apita, interrompe o relógio e mostra o gesto forma 15. c) Os árbitros confirmam o tempo técnico da equipe BRANCA. d) O secretário assinala o tempo técnico na súmula. 2. Em quais situações o time out é obrigatório? a) Tiro de 7 metros. b) Exclusão de 2 minutos. c) Influência externa. d) Desqualificação. 2. BRANCO 9 arremessa ao gol. O goleiro PRETO 12 pega a bola. No momento em que o cronometrista apita para terminar o jogo. Os árbitros indicam ao cronometrista que faltam 30” segundos para o segundo tempo. Todos os jogadores permaneceram na quadra. Como o jogo deve ser reiniciado? a) Tiro livre para a equipe PRETA. b) Tiro de meta para a equipa PRETA. c) Tiro livre para a equipe BRANCA. d) Após o apito do árbitro. 2. Após o tempo normal de jogo ter terminado com o resultado 20-20, o jogo deve ser continuado, até que um vencedor seja determinado. Decisão correta? a) Um minuto de intervalo antes do início da prorrogação. b) Cinco minutos de intervalo antes do início da prorrogação. c) Pausa de um minuto no final do primeiro tempo da prorrogação. d) Intervalo de cinco minutos no final do primeiro tempo da prorrogação.

TRADUÇÃO: a) Exclusão de 2 minutos para BRANCO 7. b) Desqualificação do BRANCO 7 (cartão vermelho mostrado pelos árbitros). c) Tiro de meta para a equipe PRETA. d) Tiro de 7 metros para a equipe PRETA. e) Repetição do tiro livre para a equipe PRETA após o apito do árbitro. 2. O jogo ainda está empatado após as prorrogações e o regulamento requer uma decisão por tiros de 7 metros. O jogador BRANCO 7 recebeu uma exclusão de 2 minutos após 9 minutos de jogo no último período da prorrogação. Ele é nomeado pelo oficial responsável da equipe para participar na cobrança dos tiros de 7 metros. Decisão correta? a) BRANCO 7 tem permissão para participar. b) BRANCO 7 não tem permissão para participar. 2. Quando um time out é obrigatório? a) Quando um oficial de equipe recebeu uma exclusão de 2 minutos. b) Quando um jogador recebe sua terceira exclusão de 2 minutos. c) Após repetidas condutas antidesportivas. d) Quando os árbitros são obrigados a consultar um ao outro para chegar a uma decisão conjunta. e) Depois de uma conduta antidesportiva extremamente grave. f) Depois de um cartão amarelo mostrado para um oficial da equipe. 2. Pouco antes do final do primeiro tempo, o jogador BRANCO 7 comete uma agressão contra PRETO 5, que assim perde uma clara chance de gol. O sinal automático do relógio público soa antes que os árbitros tenham tempo para apitar. Decisão correta? a) O primeiro tempo de jogo acabou; nenhuma outra ação é possível. b) Desqualificação do BRANCO 7 sem relatório escrito (cartão vermelho mostrado pelos árbitros). c) Tiro de 7 metros para a equipe PRETA. d) Tiro livre para a equipe PRETA. e) Desqualificação do BRANCO 7, relatório escrito (cartão vermelho e azul mostrado pelos árbitros). f) A equipe branca será reduzida por um jogador na quadra por 2 minutos a partir do início do segundo tempo. 2. Após o apito para o intervalo, um tiro livre ainda deve ser executado. Quais jogadores ainda podem ser substituídos? a) Todos os jogadores de ambos as equipes. b) Apenas jogadores da equipe defensora. c) Apenas jogadores da equipe atacante. d) Apenas um jogador da equipe atacante. e) Um jogador de quadra da equipe defensora com um goleiro, se a equipe no momento do apito final estiver jogando sem goleiro.

TRADUÇÃO:

Quais posições os jogadores devem tomar durante a execução de um tiro livre após o apito final? a) Todos os companheiros de equipe do executante devem estar fora da linha de tiro livre do adversário. b) Todos os companheiros de equipe do executante devem estar em sua própria metade da quadra. c) Os adversários devem estar a 3 metros de distância do executante ou em sua própria linha de área de área de gol. d) Todos os companheiros de equipe do executante devem estar a pelo menos 3 metros de distância do mesmo. e) Todos os companheiros de equipe do executante podem ficar juntos com o lançador na linha de tiro livre do adversário. 2. O jogador BRANCO 7 passa a bola ao seu colega de equipe BRANCO 8. Neste momento o cronometrista apita para um tempo técnico da equipe BRANCA. Os árbitros e os jogadores não ouvem este sinal e BRANCO 8 passa a bola à BRANCO 10, que tem uma clara chance de gol. BRANCO 10 é ilegalmente barrado por PRETO 5. Os árbitros marcam um tiro de 7 metros para a equipe BRANCA e uma exclusão de 2minutos para PRETO 5. Agora os árbitros entendem que o cronometrista já havia apitado por causa do pedido de tempo técnico. Decisão correta? a) Tiro de 7 metros para equipe BRANCA. b) Exclusão de 2 minutos para PRETO 5. c) Tempo técnico para equipe BRANCA. d) Tiro de meta para equipe PRETA. e) Sinal de apito para o reinício de jogo. f) Reinício com tiro livre para equipe BRANCA na posição que estava o jogador BRANCO 7 no momento do apito do cronometrista. 2. O apito finalizando o primeiro período de jogo foi dado um minuto antes do final. No momento do apito, nenhum dos times estava de posse da bola e não havia violação de regras. A bola estava no chão na área de jogo. Ambas as equipes ainda estão na quadra. Decisão correta? a) O minuto não é jogado. b) O minuto é jogado antes do intervalo. c) O minuto é jogado após o intervalo antes do início do segundo tempo. d) O minuto é adicionado ao segundo tempo. e) É decidido através de um sorteio, qual equipe terá a bola, quando o minuto é jogado. f) A equipe que estava em posse da bola por último, terá a posse quando o jogo começar novamente. 2. O primeiro período de jogo foi interrompido 1 minuto mais cedo. Não houve nenhuma violação das regras e a bola estava no ar acima da área de gol. O goleiro pega a bola depois do apito. Ambas as equipes ainda estão na quadra. Decisão correta? a) O minuto não é jogado. b) O minuto é jogado antes do intervalo de meio tempo. c) O minuto é jogado depois do intervalo, antes do começo do segundo tempo. d) O minuto é acrescentado ao segundo tempo. e) A equipe que estava em posse da bola por último, terá a posse quando o jogo começar novamente. f) O jogo é reiniciado com um tiro de meta.

TRADUÇÃO:

A equipe BRANCA está de posse da bola. Oficial C da equipe PRETA solicita um tempo técnico colocando o cartão verde na mesa na frente do cronometrista. Decisão correta? a) O cartão verde é colocado na mesa de controle. b) O cronometrista apita assim que a equipe PRETA ganha a posse da bola. c) O cronometrista devolve o cartão verde ao oficial. d) Somente o oficial responsável pela equipe pode solicitar um tempo técnico. 2. PRETO 3 arremessar no gol da equipe BRANCA. No entanto, a bola fica parada no solo na área de gol sem ter sido tocada por nenhum outro jogador. Nesse momento, o responsável da equipe PRETA solicita um tempo técnico. Decisão correta? a) O cronometrista apita, pára o cronômetro ao mesmo tempo e indica o tempo técnico da equipe PRETA para os árbitros. b) O cronometrista devolve o cartão verde ao oficial responsável da equipe PRETA. c) O jogo é reiniciado com um tiro livre para a equipe PRETA. d) Tiro de meta para a equipe BRANCA. 2. O Goleiro BRANCO 1 passa a bola para BRANCO 8, que está sozinho com o goleiro PRETO 12 na área de gol da equipe PRETA. Pouco antes da bola chegar ao BRANCO 8, há um sinal de apito do cronometrista, o oficial A da equipe BRANCA solicitou um tempo técnico neste momento infeliz. Como o jogo deve continuar? a) Tiro livre para a equipe BRANCA fora da área de gol da equipe BRANCA. b) Tiro livre para a equipe BRANCA na área de substituição da equipe BRANCA. c) Tiro de 7 metros para a equipe BRANCA. d) Tiro livre para a equipe BRANCA na linha de tiro livre da equipe PRETA. 2. O jogador BRANCO 4 bloqueia um arremesso de PRETO 11. A bola toca o teto acima da área de gol. Imediatamente depois disso, o oficial A da equipe PRETA coloca o cartão verde na mesa na frente do cronometrista. Decisão correta? a) A equipe PRETA recebe imediatamente um tempo técnico. b) A equipe PRETA não recebe um tempo técnico, porque a bola tocou o teto. c) A equipe PRETA não recebe um tempo técnico, porque a equipe BRANCA possui a posse da bola, quando o jogo é reiniciado. d) A equipe PRETA recebe um tempo técnico, mas depois que o jogo é reiniciado. 2. A equipe BRANCA tem a posse de bola e requisita um tempo técnico. Por causa do barulho, os árbitros não ouvem o apito do cronometrista. Só depois de aproximadamente 10” segundos, quando a equipe PRETA está em posse de bola, os árbitros ouvem o apito. Decisão correta? a) Tempo técnico é concedido para a equipe BRANCA. b) O jogo é reiniciado com um tiro livre para equipe PRETA. c) Tempo técnico não é concedido para a equipe BRANCA. d) O jogo é reiniciado com um tiro livre para equipe BRANCA.

TRADUÇÃO:

Aos 78’00”, o jogador BRANCO 7 recebe uma exclusão de 2’ minutos, o jogo termina empatado e o regulamento exigem uma decisão através de cobranças de 7 metros. BRANCO 7 é nomeado pelo oficial responsável pela equipe para participar do tiro de 7 metros, BRANCO 7 executa o arremesso de 7 metros e marca um gol. Decisão correta? a) O gol é válido; BRANCO 7 tem permissão para participar b) O gol não é válido, BRANCO 7 não pode participar c) O arremesso é considerado como falha técnica d) Desqualificação para BRANCO 7 2. Aos 55:00, o oficial responsável da equipe BRANCA solicita um tempo técnico, este é o segundo da partida. Aos 59:00, o mesmo oficial responsável da equipe solicita o 3° tempo técnico. Decisão correta? a) Tempo técnico da equipe BRANCA é possível. b) Tempo técnico da equipe BRANCA não é possível. c) O delegado técnico deveria ter retirado o 3° cartão verde quando o 2° tempo técnico da equipe BRANCA foi solicitado. (Se não houver delegado técnico, um dos oficiais de mesa – secretário ou cronometrista deveria fazer isso).

TRADUÇÃO:

REGRA 4

Pouco antes do início do jogo, o jogador BRANCO 11 está gravemente ferido de uma forma que não consegue jogar. Decisão correta? a) BRANCO 11 não pode ser substituído. b) BRANCO 11 pode ser substituído se os adversários aceitarem. c) BRANCO 11 pode ser substituído na súmula de jogo normalmente e seu substituto pode usar o número 11. No entanto, os árbitros tem que observar regulamentos especiais da respectiva competição. d) BRANCO 11 pode ser substituído, mas seu substituto não pode usar o número 11. 4. A equipe PRETA aparece com 5 jogadores da quadra. O goleiro não está presente no começo do jogo. A equipe PRETA nomeia o jogador da quadra PRETO 5 como goleiro. Quais são as consequências para o jogador PRETO 5? a) PRETO 5 pode ser usado como um jogador de quadra a qualquer momento, quando ele fizer uma substituição correta. b) PRETO 5 não pode mais ser usado como um jogador de quadra. c) PRETO 5 pode ser usado como um jogador de quadra se os oficiais da equipe BRANCA aceitarem. d) PRETO 5 pode ser usado como um jogador de quadra, assim que o goleiro estiver presente. 4. Logo após o início da partida, o presidente do clube da equipe BRANCA senta-se no banco de reservas na área de substituição com dois oficiais da equipe, o massagista e o técnico. Quais são as consequências? a) O goleiro substituto deve ficar atrás do banco de reservas de sua equipe. b) O presidente do clube deve sair da área de substituição de sua equipe. c) Um dos oficiais deve deixar a área de substituição de sua equipe. d) Quem não estiver inscrito na súmula deve deixar a área de substituição de sua equipe. e) O oficial responsável da equipe recebe uma punição progressiva. 4. Qual é o número mínimo de jogadores, que devem estar presentes na quadra no início do jogo e inscritos na súmula de jogo? a) 5 jogadores. b) 4 jogadores de quadra e 1 goleiro. c) 5 jogadores de quadra e 1 goleiro. d) 6 jogadores de quadra. 4. Quatro situações: quem está autorizado a jogar? a) Um jogador presente no início do jogo e inscrito na súmula. b) Um jogador que não está presente no início do jogo, mas está inscrito na súmula. c) Um jogador presente no início do jogo, mas não inscrito na súmula. d) Um jogador que recebeu permissão para jogar do cronometrista, mas não está inscrito na súmula.

TRADUÇÃO:

No início do jogo, há apenas 6 jogadores da equipe BRANCA presentes. Imediatamente após o início do jogo, os jogadores que faltavam chegam. BRANCO 7 corre diretamente para dentro da quadra de jogo através da área de substituição. Ele não está incluído na súmula de jogo. Decisão correta? a) Desqualificação do BRANCO 7 (cartão vermelho mostrado pelos árbitros). b) Exclusão de 2’ minutos para o BRANCO 7, que deve ser incluído na súmula de jogo. c) BRANCO 7 deve ser inscrito na súmula, se isto estiver de acordo com os regulamentos da federação responsável. d) Punição progressiva contra o “responsável oficial da equipe” da equipe BRANCA. 4. Os árbitros concederam um tiro livre para a equipe BRANCA na linha de tiro livre da equipe PRETA. Agora há um apito do cronometrista, que pára o relógio. Os árbitros perguntam sobre o motivo da intervenção do cronometrista. O cronometrista informa aos árbitros que BRANCO 9 fez uma substituição ireregular. Decisão correta? a) Tiro livre para a equipe BRANCA na linha de tiro livre da equipe PRETA. b) Tiro livre para a equipe PRETA na própria linha de tiro livre da sua equipe. c) Tiro livre para a equipe PRETA na área de substituição da equipe BRANCA. d) Exclusão de 2’ minutos para BRANCO 9. 4. PRETO 14 faz uma substituição correta, enquanto o jogo é interrompido. No entanto, um apito vem da mesa do cronometrista. PRETO 14 não está inscrito corretamente na súmula de jogo. Verifica-se que este jogador tem o número 18 na súmula. Decisão correta? a) Punição progressiva contra o “responsável oficial da equipe” da equipe PRETA. b) Tiro livre para a equipe BRANCA na mesa do cronometrista. c) O número deve ser corrigido na súmula de jogo. d) O jogo continua com o tiro correspondente à situação; Relatório escrito. 4. Quando é permitido até “duas pessoas” de uma equipe (oficiais da equipe e / ou jogadores) entrar na quadra? a) Durante uma interrupção de jogo. b) Durante uma interrupção de jogo e com permissão de um árbitro. c) Quando um jogador está lesionado. d) Com permissão do cronometrista. 4. O árbitro apita para indicar um time out porque BRANCO 2 está recebendo sua terceira exclusão de 2’ minutos. Quando o árbitro se volta para o cronometrista e o secretário para relatar a desqualificação, um oficial responsável da equipe BRANCA corre para a quadra para protestar contra a exclusão. O oficial B da equipe BRANCA já havia sido advertido (cartão amarelo) anteriormente no jogo. Decisão? a) Desqualificação do oficial de equipe responsável da equipe BRANCA (cartão vermelho mostrado pelos árbitros) e uma redução da equipe BRANCA por um jogador adicional por 2’ minutos. b) Advertêcia verball para o responsável da equipe da equipe BRANCA. c) Desqualificação do oficial de equipe responsável da equipe BRANCA com um relatório por escrito (cartão vermelho e azul mostrado pelos árbitros). d) Exclusão de 2’ minutos para o oficial responsável da equipe BRANCA. e) Redução da equipe BRANCA por um jogador adicional por 2’ minutos na quadra.

TRADUÇÃO:

TRADUÇÃO:

Depois que os árbitros concederem um tiro de 7 metros para a equipe BRANCA, o jogador BRANCO 27, que foi designado para executar o tiro de 7 metros, faz uma substituição irregular. Decisão correta? a) Tiro livre para a equipe PRETA. b) Tiro de 7 metros para a equipe BRANCA. c) Tiro de meta para a equipa PRETA. d) Exclusão de 2 minutos para BRANCO 27. 4. A equipe BRANCA marcou um gol. Os árbitros ainda não apitaram para o tiro de saída, quando PRETO 10 entra na quadra antes que PRETO 6 tenha saído da mesma. Decisão correta? a) Tiro de saída para a equipe PRETA. b) Tiro livre para a equipe BRANCA. c) Exclusão de 2’ minutos para PRETO 10. d) Exclusão de 2’ minutos para PRETO 6. 4. A equipe BRANCA tem apenas 12 jogadores presentes no início da partida, já que os dois goleiros ainda estão ausentes. A equipe BRANCA começa com um dos doze jogadores da quadra como goleiro. Quais das seguintes alternativas estão corretas? a) O jogador da quadra, que inicia a partida como goleiro, deve ser registrado como número 1, 12 ou 16 na súmula de jogo. b) O jogador da quadra, que inicia a partida como goleiro, também pode ser usado como jogador de quadra mais tarde no jogo. c) Os goleiros que chegam atrasados da equipe BRANCA devem ser registrados como número 1, 12 ou 16 na súmula de jogo. d) Um dos dois goleiros que chegam atrasados só pode ser usado como jogador de quadra. 4. Durante um time out, BRANCO 5 comete a primeira substituição irregular de sua equipe. A equipe BRANCA estava de posse da bola, quando o time out foi solicitado. Decisão correta? a) Sem punição para BRANCO 5. b) Advertência(cartão amarelo) para BRANCO 5. c) Exclusão de 2’ minutos para BRANCO 5. d) Tiro livre para a equipe PRETA. e) A equipe BRANCA permanece em posse da bola. 4. O goleiro BRANCO 3 se posiociona para executar um tiro de 7 metros. Para proteger o gol vazio, BRANCO 15 entra na quadra com um uniforme de goleiro substituindo um jogador da quadra. Decisão correta? a) Exclusão de 2’ minutos para BRANCO 3. b) Exclusão de 2’ minutos para BRANCO 15. c) Sem nenhuma punição. d) Tiro de 7 metros para a equipe BRANCA. e) Tiro livre para a equipe PRETA na área de substituição da equipe BRANCA. 4. Durante um contra-ataque da equipe BRANCA, que tem uma clara chance de gol, PRETO 3 comete uma substituição irregular. O cronometrista / secretário não reage, mas o árbitro vê o que aconteceu. Decisão correta?

TRADUÇÃO:

O que é correto em relação a um jogador que está sangrando na quadra? a) O jogador deve deixar a quadra imediatamente e voluntariamente. b) O jogador pode permanecer na quadra até a próxima interrupção do jogo. c) O jogador, que substitui o jogador que está sangrando, pode entrar na quadra por fora da linha de substituição. d) O jogador não deve retornar para a quadra, até a próxima interrupção do jogo. e) Se o jogador se recusa a seguir as instruções dos árbitros para deixar a quadra, ele deve ser punido por conduta antidesportiva. 4. BRANCO 5 está sozinho com o goleiro PRETO 1 e tem uma clara chance de gol. PRETO 11 faz uma substituição irregular quando entra na quadra, antes do PRETO 9 ter saído. O cronometrista apita por causa dessa infração precisamente quando BRANCO 5 está pronto para arremessar. Decisão correta? a) Exclusão de 2’ minutos para PRETO 11. b) Desqualificação para o PRETO 11, relatório escrito (cartão vermelho e azul mostrado pelos árbitros). c) Tiro livre para a equipe BRANCA. d) Tiro de 7 metros para a equipe BRANCA. 4. O goleiro PRETO 1 defende um arremesso do adversário e lança a bola ao seu companheiro de equipe PRETO 4. Nesse momento, PRETO 1 vai para a linha lateral perto da sua área de substituição. Ele claramente cruza a linha lateral próximo ao banco de reservas de sua equipe, pega uma toalha e bebe uma garrafa de água. Ele não é substituído na quadra por outro goleiro ou jogador de quadra, decisão correta? a) O jogo continua sem interrupção, pois isso é permitido. b) Exclusão de 2’ minutos para PRETO 1 por substituição irregular. c) Tiro livre para a equipe BRANCA na área de substituição da equipe PRETA. 4. Oficial A da equipe PRETA no início do jogo recebeu uma advertência(cartão amarelo). Após uma decisão dos árbitros, o oficial de equipe D da equipe PRETA corre vários metros dentro da quadra sem a permissão dos árbitros. Decisão correta? a) Sem nenhuma punição. b) Advertência(cartão amarelo) para o oficial de equipe D da equipe PRETA. c) 2’ minutos de exclusão para o oficial D da equipe PRETA. d) Desqualficação para o oficial D da equipe PRETA (cartão vermelho e azul mostrado pelos árbitros). 4. Há um time out devido a uma lesão do BRANCO 6, devido a um incidente que não levou a uma punição progressiva contra um jogador da equipe PRETA. Os árbitros deram permissão para duas pessoas entrarem na quadra para ajudar BRANCO 6. O Oficial C da equipe BRANCA está ajudando BRANCO 6. Oficial A da equipe BRANCA persegue PRETO 5, que em sua opinião causou a lesão. Ele segue PRETO 5 até a área de substituição da equipe PRETA e o golpeia na cara. Decisão correta? a) Desqualificação do oficial A da equipe BRANCA, relatório escrito (cartão vermelho e azul mostrado pelos árbitros), equipe BRANCA é reduzida por um jogador na quadra por 2’ minutos.

TRADUÇÃO: b) O jogo é reiniciado após um apito com o tiro que corresponde ao motivo da interrupção. c) Exclusão de 2’ minutos para o oficial A da equipe BRANCA, a equipe branca é reduzida por um jogador na quadra por 2’ minutos. d) Tiro livre para a equipe PRETA. e) Desqualificação sem relatório escrito do oficial A da equipe BRANCA (cartão vermelho mostrado pelos árbitros), a equipe BRANCO é reduzida por um jogador na quadra por 2’ minutos. f) Após receber assistência médica na quadra, BRANCO 6 deve deixar a quadra e só poderá entrar novamente na quadra após o terceiro ataque de sua equipe. 4. Logo após a execução de um arremesso para a equipe PRETA, os árbitros reconhecem que uma pessoa que não está na súmula de jogo está presente na área de substituição da equipe PRETA. Acontece que é um dos membros da diretoria do clube, mas a equipe PRETA já teve outras quatro pessoas registradas como oficiais da equipe na súmula. Decisão correta? a) A pessoa deve sair da área de substituição. b) Punição pessoal para o responsável da equipe PRETA. c) Um oficial de equipe adicional deve deixar a área de substituição. d) O jogo é reiniciado com um tiro livre para a equipe BRANCA. 4. O que se aplica com relação ao uniforme? a) Todos os jogadores de uma equipe identificados como goleiros devem usar camisas de cor idêntica. b) O número dos jogadores, devem ter pelo menos 20 cm de altura na frente e nas costas. c) Os goleiros podem usar proteção de cabeça se forem feitos de material macio. d) Os jogadores, incluindo os goleiros, podem usar números de 1 a 100. 4. BRANCO 10 está cumprindo sua primeira exclusão de 2’ minutos aos 21’00”. Depois que o jogo foi reiniciado, ele reclama fortemente contra os árbitros, que interrompem a partida aos 21’30” para dar ao BRANCO 10 uma exclusão adicional de 2 minutos. Quais são as consequências para a equipe BRANCA? a) Exclusão de 2’ minutos para BRANCO 10. b) Desqualificação do BRANCO 10. c) A equipe BRANCA será reduzida por um jogador na quadra até 25:00. d) A equipe BRANCA será reduzida por dois jogadores na quadra até 23:00 e depois por um jogador na quadra até 23:30. 4. Em qual dos seguintes casos o oficial responsável da equipe deve receber uma punição progressiva? a) Quando um jogador de sua equipe deixa a área de substituição sem informar o cronometrista/secretário. b) Se houver pessoas presentes na área de substituição, quando o jogo começa, quem não está incluído na súmula. c) Quando um jogador adicional entra na quadra de jogo. d) Quando um jogador, que não tem direito a participar, entra em quadra de jogo. e) Se um equipamento incorreto for detectado em um jogador após o início do jogo f) Se houver violações na área de substituição, que não podem ser claramente identificadas os resposáveis.