Docsity
Docsity

Prepara tus exámenes
Prepara tus exámenes

Prepara tus exámenes y mejora tus resultados gracias a la gran cantidad de recursos disponibles en Docsity


Consigue puntos base para descargar
Consigue puntos base para descargar

Gana puntos ayudando a otros estudiantes o consíguelos activando un Plan Premium


Orientación Universidad
Orientación Universidad

Trabajo sobre segurança, Apuntes de Ingeniería

Trabalho sobre segurança no trabalho

Tipo: Apuntes

2024/2025

Subido el 05/06/2025

larissa-manzi-1
larissa-manzi-1 🇧🇷

2 documentos

1 / 13

Toggle sidebar

Esta página no es visible en la vista previa

¡No te pierdas las partes importantes!

bg1
GERAR - GERAÇÃO DE EMPREGO, RENDA E APOIO AO
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO - EMPRESA GEMÜ.
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
2025
1
pf3
pf4
pf5
pf8
pf9
pfa
pfd

Vista previa parcial del texto

¡Descarga Trabajo sobre segurança y más Apuntes en PDF de Ingeniería solo en Docsity!

GERAR - GERAÇÃO DE EMPREGO, RENDA E APOIO AO

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO - EMPRESA GEMÜ.

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Larissa Costa Manzi Lisa Gabriele Soares Milena Iarosz Sandeski Nathalia Helena Aparecida da Rocha Vitor Gabriel Siqueira Alves

Professora Orientadora: Tamara Curso Auxiliar de Produção - Gerar - São José dos Pinhais

GEMÜ BRASIL

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

No Brasil, a SST é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pelas Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as quais estabelecem diretrizes para a prevenção de riscos e a proteção dos trabalhadores. Entre as principais normas, destacam-se: Além das legislações nacionais, a SST também segue diretrizes internacionais, como as recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a norma ISO 45001:2018, que estabelece um sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional.

NR 1 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais , que define princípios e diretrizes gerais da SST; ● NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual, que estabelece o uso sobre EPIs; ● NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) , que estabelece requisitos para monitoramento da saúde dos trabalhadores; ● NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) , que trata da identificação e controle de riscos no ambiente de trabalho; ● NR 17 – Ergonomia , que regulamenta condições para adequação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas dos trabalhadores.

Além das legislações nacionais, a SST também segue diretrizes internacionais, como as recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a norma ISO 45001:2018, que estabelece um sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional.

4.1. NORMAS REGULAMENTADORAS:

Dentre diversas normas, serão comentadas aquelas voltadas para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e Equipamentos de Proteção Coletivo (EPC’s) que têm como objetivo minimizar os riscos ocupacionais e garantir a integridade física dos trabalhadores. Este artigo tem como finalidade apresentar as principais NRs que regulamentam o uso dos EP’s e sua importância para a segurança do trabalho.

NR 1 - Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais

A NR 1 define regras gerais para a aplicação das Normas Regulamentadoras e obriga as empresas a adotarem o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) por meio do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Esse programa deve identificar, avaliar e controlar os riscos no ambiente de trabalho.

NR 6 - Equipamentos de Proteção Individual

A NR 6 é a norma específica sobre EPIs, estabelecendo a obrigatoriedade do fornecimento gratuito desses equipamentos pelo empregador, garantindo sua adequação ao risco identificado. A norma também exige que os EPIs possuam Certificado de Aprovação (CA), emitido pelo MTE, atestando sua eficiência e qualidade. Os principais EPIs previstos na NR 6 incluem: -Proteção para a cabeça (capacetes); -Proteção para os olhos e face (óculos de segurança, viseiras); -Proteção auditiva (protetores auriculares, abafadores de ruído); -Proteção respiratória (máscaras, respiradores); -Proteção para mãos e braços (luvas de segurança); -Proteção para pernas e pés (botas de segurança, perneiras); -Proteção para o corpo inteiro (macacões, coletes); -Proteção contra quedas (cintos de segurança, talabartes).

● NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

A NR 7 exige que as empresas realizem exames médicos admissionais, periódicos e demissionais para monitorar a saúde dos trabalhadores. O uso adequado de EPIs pode ser um fator determinante para prevenção de doenças ocupacionais, justificando a implementação de medidas preventivas.

4.2.1 EPI’s

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são dispositivos ou acessórios utilizados pelos trabalhadores para minimizar os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho. São considerados EPIs todos os equipamentos de uso individual que visam prevenir acidentes ou doenças ocupacionais, atuando como uma barreira física entre o trabalhador e os agentes nocivos presentes no ambiente de trabalho. O uso dos EPIs é regulamentado pela Norma Regulamentadora 6 (NR 6), que estabelece ao empregador fornecer gratuitamente os equipamentos adequados, em perfeito estado de conservação e funcionamento. Além disso, deve-se oferecer treinamento sobre o uso correto e a importância da utilização. Na empresa Gemu, especificamente nos setores da pintura e vulcanização, dois setores onde são encontradas altas temperaturas, contatos com agentes químicos, riscos de acidentes entre outros, é utilizados os equipamentos de proteção individual listados abaixo:

VULCANIZAÇÃO

EPI's Perigo C.A Protetor Auricular Pressão Sonora 19.578 269 Óculos Luva Nitrílica Álcool Etílico 16.110 32.

Óculos Creme Protetor Metil Isobutil Cetona 16.110 11. Atividade Laboral Sobrecarga Muscular Botina B Transpaleteira 42. Botina B Ferimento Memb. Inf 42. Luvas Ferimentos Memb. Sup 32.845 33.

Luva Térmica Mangote Queimaduras 36.236 13.

Fonte: Os autores (2025)

PINTURA

EPI's Perigo C.A Protetor Auricular Pressão Sonora 19.578 269

Óculos Luva Nitrílica Solventes Tintas 16.110 29. Macacão Tyvek Creme Protetor Desengraxantes^

Máscara Semifacial Formol 4. Atividade Laboral Sobrecarga Muscular Botina B Transpaleteira 42. Botina B Ferimento Memb. Inf 42. Luvas Ferimentos Memb. Sup 32. Fonte: Os autores (2025)

4.2.2 EPC’s

Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) são medidas de segurança implementadas no ambiente de trabalho para reduzir os riscos para todos os trabalhadores. Diferente dos EPIs, que protegem individualmente, os EPCs atuam na prevenção coletiva. Alguns deles utilizados na Gemu são extintores de

Fonte: Os autores (2025) Além da parte teórica decidimos criar algo interativo para que as pessoas que passarem pelo stand pudessem ter uma experiência de aprendizado total, um jogo de perguntas e respostas.

Fonte: Os autores (2025)

Para finalizar o trabalho, nos reunimos para montar e finalizar o banner e folder , as imagens que foram plastificadas e as lembrancinhas. Ademais também organizamos e preparamos nossa banca, falas e as apresentações individuais para o dia do workshop. Como mostra as imagens a seguir.

2. CONCLUSÃO

Com base nas pesquisas realizadas, os objetivos propostos foram atingidos e concluídos, todos os EPI's e EPC’s utilizados foram citados, a maneira que a Gemu aplica a SST no dia a dia da empresa e a produção do workshop apresentado no dia 23 de Abril de 2025. Todo o aprendizado adquirido durante a montagem do projeto será muito bem aproveitado e levado para as próximas etapas. Já nas dificuldades houve administração do tempo, organização igualitária de tarefas, trabalho em equipe, que foram essenciais para o nosso desenvolvimento.